COMO FAZER

GUIA PARA PINTAR

Com Brilho ou Sem Brilho?

À primeira vista o brilho da tinta parece ser um pequeno pormenor, especialmente em comparação com a escolha da cor. Mas é um pormenor de extrema importância.

Tintas Brilhantes

De um ponto de vista prático, as superfícies brilhantes geralmente são mais fáceis de manter limpas. Estas tintas produzem os acabamentos mais resistentes a manchas, é por isso que os acabamentos de alto brilho são comuns em casas de banho, áreas de alto tráfego e quartos para crianças.

Esteticamente falando o brilho realça os defeitos, incluindo até as menores falhas. Se a intenção é esconder ou minimizar um espaço, deve-se evitar as tintas com brilho. 

Acabamentos de alto brilho também podem ajudar a iluminar espaços escuros. Com as condições de iluminação mais comuns, uma combinação de algum brilho e uma tinta de cor clara é um método de iluminar um espaço escuro. 

A meio caminho: Tintas Acetinadas e Cera

As tintas acetinadas e cera têm um brilho ligeiramente mais alto do que os acabamentos mate. As tintas nesta categoria são mais quentes e proporcionam uma maior aparência de profundidade do que as tintas mate. Também resistem a manchas melhor do que tintas mate.

Tintas Mate

Tintas mate, também conhecidas como tintas foscas, são uma ferramenta de design valiosa quando usadas corretamente.

Por não refletirem a luz, elas tendem a esconder melhor as manchas superficiais do que as pinturas com mais brilho.

Visualmente estas tintas efetivamente "suavizam" as paredes que estão com defeitos. E, como os acabamentos mate desviam a atenção das superfícies, estas são uma ótima opção para tetos ou outras superfícies que tenham defeitos ou que se queiram minimizar.

Infelizmente, as manchas geralmente são mais difíceis de remover dos acabamentos mate. Ao contrário das tintas com maior brilho, um acabamento de pintura mate tem uma textura porosa, que pode sujar-se mais facilmente e resultar em “ lustro” quando esfregada.

Conselho Kar:

Há uma exceção à regra – Odorless - disponível em mate profundo. É formulada com tecnologia de reticulação única formando um filme contínuo. Esta tecnologia não apenas protege os corantes, mas também dá uma resistência superior a manchas, polimentos ou água, e proporciona lavabilidade superior em comparação com as ofertas da concorrência.

Tecnicamente falando

Níveis elevados de resina ou aglutinante criam alto brilho, acabamentos suaves e superfícies duráveis. A quantidade elevada de resina confere aderência, influenciando fortemente propriedades como brilho, durabilidade, flexibilidade e tenacidade.

Por outro lado, altos níveis de cargas nas tintas criam acabamentos mais duros, mais ásperos e menos resistentes.

 

 

Paredes

Mate

Acetinada

Brilhante

 

Sala de estar

J

J

   

Sala de jantar

J

J

   

Quartos

J

J

   

HomEscritório

J

J

   

Escadas

J

J

J

 

Quarto brinquedos

 

J

J

 

Hall

J

J

J

 

Cozinha

 

J

J

 

Casa de banho

   

J

 

Tetos

J

     

Madeiras

Mate

Cera

Meio Brilho

Brilhante

Portas

 

J

J

J

Janelas

   

J

J

Rodapés

 

J

J

J

Roupeiros

J

J

J

 

Antes de pintar qualquer superfície porosa, como alvenaria e cimento, é importante remover todo o material solto com uma escova dura. Em seguida, prepare a superfície para melhorar a aderência e a durabilidade.


Conselho Kar: 

Recomendamos a utilização de Isolador Policril se o substrato for particularmente pulverulento.

Os rebocos de cimento, tijolos e betão devem ter cura por um período mínimo de quatro semanas e o betão por um mínimo de 8 semanas, antes da pintura com tinta acrílica. 

Apesar de demorar algum tempo, a cura do cimento é vital. Este tempo de espera protege contra a perda excessiva de humidade e contribui para fundações fortes e resistentes, reduzindo a possibilidade de fissuração.

Conselhos Kar para pintar superfícies degradadas:

Determinar se a superfície é sólida.
Realize um teste de aderência em todas as superfícies previamente pintadas. Certifique-se de que a superfície esteja firme, cortando um pequeno X através da tinta existente, com uma lâmina afiada, pressione firmemente uma fita adesiva em cima do recorte e, em seguida, retire a fita. Se a tinta sair, a tinta não está aderente e deve ser removida.
Repita aleatoriamente em várias áreas para testar a superfície.
Raspe toda a tinta solta e assegure-se de que a superfície esteja seca.
Se não tiver certeza, recomendamos que entre em contato com um profissional.

A superfície exibe fungos?
Remova todos os fungos da superfície esfregando com uma solução diluída de lixivia (uma parte de lixívia, três partes de água). Certifique-se que usa luvas de borracha e proteção para os olhos. A lavagem com jato de água também é uma opção.
 
A superfície está empolada?
Se as bolhas descerem até ao substrato, primeiro tente remover a fonte de humidade.
Remova as bolhas raspando e lixando a superfície.
 
Geralmente recomendamos o uso de Tintas Acrílicas em exteriores. À medida que os esmaltes à base de óleo envelhecem, eles ficam muito quebradiços e a farinar e portanto, têm uma tendência a rachar e descamar da superfície.
As Tintas Acrílicas, no entanto, mantêm a sua cor, não ficam pulverulentas e não se tornam frágeis, obtendo-se assim um acabamento de pintura mais duradouro, mais durável.

Conselho Kar:
Use a nossa Tinta Acril para um acabamento perfeito.

 

COMO ESCOLHER TINTA PARA A FACHADAS
 

Estado Fachada

Tinta

Características

Em bom estado. Sem deteriorações. Climas não agressivos

Sol

Dura entre 2 e 5 anos

Clima agressivo

( junto ao mar, grandes cidades )

 Acril

Dura até 10 anos. Mantém as cores estáveis ao longo do tempo, (pigmentos de alta solidez à luz).

Paredes rachadas ou com microfissuras

Listec

Dura até 10 anos. Cobre fendas até 2mm

A fachada deve estar bem seca antes de ser pintada.

As paredes de uma casa nova devem secar pelo menos durante 3 meses, conforme a zona, a altura do ano e as condições atmosféricas onde foi construída.

Antes de se pintar uma fachada deve-se fazer um diagnóstico dos problemas que possam existir, só com esse diagnóstico bem feito é que poderemos aplicar a solução mais correcta.

 

 

DIAGNÓSTICOS E SOLUÇÕES
 

Estado

Testes

Soluções

Rachado

Com um x-acto, marque de forma profunda, linhas horizontais e depois verticais. Realize esta operação com o clima seco e também sobre as paredes secas.

Se o revestimento cair, mesmo que seja parcialmente será necessário retirá-lo e aplicar um primário.

Superfície empoeirada

Passe a mão sobre a superfície.

Se a mão ficar suja com pó, lave a parede a alta pressão (40 bar) antes de aplicar um primário fixador.

Permeabilidade

Lave a parede, com tempo seco e à sombra.

Se a água for absorvida imediatamente, deve aplicar um esquema de pintura o mais impermeável possível.

Aderência

 

Golpeie as margens das fissuras com um martelo.

 

 

Se a superfície lhe parecer oca, deverá eliminar as partes descoladas antes de aplicar o preenchimento adequado. Atenção, terá que aguardar 28 dias para poder pintar por cima.

Fragilidade

Passe com uma escova dura nas superfícies mais deterioradas.

Se a tinta se fragmentar, elimine todas as zonas com má aderência e depois aplique um primário fixador.

Manchas

Nas zonas húmidas da parede podem aparecer musgos e manchas pretas.

Se existirem microorganismos, musgos, ou bolores, é necessário escovar a superfície e depois lavar a alta pressão (40 bar) antes de aplicar uma solução de limpeza que os elimine definitivamente.

 

ESQUEMA DE PINTURA EXTERIOR - PAREDES 

 

Tipo pintura

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Reboco Estado Normal

Veova

Primário 2075

SOL

Liso Mate

Reboco Estado Normal

Acrilica

Primário 2075

  Acril

Liso Sedoso

Reboco Estado Normal

Elástica

Primário 2075

 Listec

Liso Impermeável

Reboco em Desagregação ou Muito Absorvente

(Veova )

Primário 2075

Plástica Lisa Veova

Liso Mate

Reboco em Desagregação ou Muito Absorvente

Primário 2075

Plástica Lisa 100% Acrílica

Liso Mate Sedoso

Reboco em Desagregação ou Muito Absorvente

Primário 2075

Membrana Elástica Lisa

Liso Impermeável
 


ESQUEMA DE PINTURA EXTERIOR - PAREDES 

 

Tipo pintura

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Reboco Estado Normal

Veova

Primário 2075

SOL

Liso Mate

Reboco Estado Normal

Acrilica

Primário 2075

  Acril

Liso Sedoso

Reboco Estado Normal

Elástica

Primário 2075

 Listec

Liso Impermeável

Reboco em Desagregação ou Muito Absorvente

(Veova )

Primário 2075

Plástica Lisa Veova

Liso Mate

Reboco em Desagregação ou Muito Absorvente

Primário 2075

Plástica Lisa 100% Acrílica

Liso Mate Sedoso

Reboco em Desagregação ou Muito Absorvente

Primário 2075

Membrana Elástica Lisa

Liso Impermeável
 

 

ESQUEMA DE PINTURA EXTERIOR - MADEIRAS 

 

Superfícies

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Madeira

Subcapa

Esmalte Sintético ou Aquoso

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

Madeira

Tapa Poros

Verniz Sintético ou Aquoso

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

 

ESQUEMA DE PINTURA EXTERIOR - METAIS 

Superfícies

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Ferro

Primário Zarcão ou Óxido Ferro

Esmalte Marte

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

Ferro

Sem Primário

Esmalte Ferrokar

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

Galvanizado

Galvanix

Esmalte Galvanix

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

Galvanizado

( já envelhecido )

Sem Primário

Esmalte Galvanix


 Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

 

ESQUEMA DE PINTURA EXTERIOR - OUTRAS 

 

Superfícies

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Reboco à Vista, Pedra, Tijoleira

Isosilano

Sem

Incolor sem Alterar o Aspecto do Suporte

Betão, Pedra, Cantaria, Tijolo

Sem Primário

Verniz Aquoso para Betão

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

Telhado

Sem Primário

Tinta para Telhas

( 100 % acrílica )

Liso Mate Sedoso


 

 



 

 


 


 

 

Tire todo e qualquer mobiliário que tenha na divisão que quer pintar para obter um amplo espaço de trabalho.

Coloque um lençol, plástico, cartões ou outro material no chão e se as paredes já tiverem tinta limpe-as com água morna. Pode ficar tentado a saltar este passo, no entanto, uma superfície limpa é o seu melhor seguro contra uma pintura arruinada.

“RECORTAR” OS CANTOS
O recorte é uma técnica na qual pinta com uma trincha as áreas que não podem ser alcançadas com um rolo.
Molhe a trincha na tinta aproximadamente até metade do comprimento das cerdas. Raspe a trincha na lata de tinta para remover o excesso. Comece a pintar até alguns centímetros dos cantos.  

Dica 1: Uma das dicas mais importantes quando se está a “cortar “ é não pintar muito à frente, isto é, não pintar áreas muito grandes. Precisará manter a zona molhada para que, quando usar o rolo a tinta se possa misturar com a que foi aplicada à trincha. Se a sua tinta recortada secar, acabará com duas demãos e com diferenças de tonalidade ou marcas.

Para carregar o rolo, empurre-o para frente no tabuleiro e, de seguida, levante-o para ver se ele gira uniformemente. Se o seu rolo estiver desequilibrado, é porque a tinta não está uniformemente espalhada, por isso continue rolando sobre o tabuleiro com rotações completas para espalhar a tinta uniformemente.

Comece onde cortou e rolou pela parede. Para melhores resultados, role o máximo possível na área “cortada “.

Dica 2: Pinte num movimento "W". Isso garantirá uma distribuição uniforme da tinta em toda a parede. Evite o uso de fitas a dividir as paredes e os tetos, pode ter problemas ao remover a fita e a tinta vir agarrada.

 

ESQUEMA DE PINTURA INTERIOR - PAREDES 

Tipo tinta

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Veova

Primário 2075

Sol

Liso Mate

Lavável Acetinada

Primário 2075

Vinicril acetinada

Liso Sedoso

Lavável Mate

Primário 2075

Vinicril Mate

Liso Mate

Lavável Mate Profundo

Primário 2075

Odorless

Liso Mate Profundo

Estireno Acrilica

Primário 2075

Kar Mate

Liso Mate

Lavável ligeiro acetinado

Primário 2075

Karcetim

Liso Impermeável
 

 

ESQUEMA DE PINTURA INTERIOR – Tetos

Superfícies

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Pladur / Estanhado novo

Primário 2070

Tinta para Tetos

Liso Ultra mate

 

ESQUEMA DE PINTURA INTERIOR - MADEIRAS

 

Tipo de tinta

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Acrilico Aquoso

Subcapa Akua

Esmalte Multicril

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

Sintético a Solvente

Sem Primário

Esmalte Marte

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

Poliuretano*

Primário Poliuretano Branco

Esmalte Poliuretano

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate

•    - O acabamento é perfeito dado á pistola

 

ESQUEMA DE PINTURA INTERIOR MADEIRAS – Vernizes  

 

Tipo de Verniz

Primário

Verniz

Tipo de Acabamento

Acrilico Aquoso

Tapa Poros Akua

Verniz Primavera

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

Poliuretano Aquoso

Tapa Poros Akua

Verniz Aquataco

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

Poliuretano Solvente

Tapa Poros Poliuretano

Verniz Karpur

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

 

ESQUEMA DE PINTURA INTERIOR MADEIRAS – Vernizes Pavimentos 

Tipo de Verniz

Primário

Verniz

Tipo de Acabamento

Acrilico Aquoso

Tapa Poros Akua

Verniz Primavera

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

Poliuretano Aquoso

Tapa Poros Akua

Verniz Aquataco

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

Poliuretano Solvente

Tapa Poros Poliuretano

Verniz Karpur

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

 

ESQUEMA DE PINTURA INTERIOR  – Casas de Banho e Cozinhas (cerâmicas )

 

 

Tipo de Tinta

Primário

Tinta

Tipo de Acabamento

Acrilico Pigmentado

Primário 1502

Esmalte Karpur

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

Acrilico Transaprente

Primário 1501

Verniz Karpur

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

Acrilico Aquoso

( cerâmicas não vidradas )

Primário Multisuperficies

Tinta Vinicril

Liso Brilhante, Meio-brilho ou Mate 

 


 

Quando precisa de primário
Nem todas as condições precisam estar presentes para decidir aplicar primário:

1. Superfície é pladur, estanho ou cimento novos
Este é o maior "sim" de todos eles. O Pladur e os estanhados precisam sempre de primário. O cimento por ser muito absorvente e alcalino necessita também do primário

2. Pintura Anterior é Brilhante
Pinturas de base brilhantes não permitem uma boa aderência da tinta. Uma leve lixagem e uma demão de primário ajudarão à aderência da tinta. Se você decidir não lixar, o uso de primário ajudará os revestimentos subsequentes.

4. Mudando de cores escuras para cores claras
Evite o desperdício que terá ao aplicar mão sobre mão de tinta mais clara sobre cores mais escuras. Em vez disso, primeiro trate com duas camadas de primário branco; três, se a cor existente é extremamente escura.

5. Se não tem a certeza aplique o primário
Nunca pode dar errado com o primário. Se você tem pouca confiança sobre o estado da parede antes de pintar, a escolha é aplicar primário

Usar boas técnicas de pintura é fundamental para obter resultados com aparência profissional. Outra dica é usar tinta suficiente. Adquira o hábito de molhar o rolo ou a trincha muitas vezes. Deixe a tinta fazer o trabalho e economizará tempo e obterá a finalização desejada.
Usando uma trincha :
1. Segure a trincha perto da base da alça.
2. Mergulhe metade das cerdas na tinta e limpe na borda da lata. Não limpe ao lado.
3. Pinte com pressão suficiente para dobrar ligeiramente as cerdas - não toque com força no pincel.
4. Um pincel de 1 "-2" oferece um bom controlo, pelo que é adequada para trabalhos detalhados, como cortar em torno das janelas ou moldar a pintura. Para aplicar tinta em superfícies maiores, como portas, use um pincel de 3 "-4".
Usando um rolo :
1. Enrole o rolo lentamente na tinta do tabuleiro. Em seguida, role-o para trás e para a frente até que o rolo esteja uniformemente revestido com tinta. 
2. Role no tabuleiro para remover o excesso de tinta. 
3. Cruze o rolo na parede para espalhar a tinta. Termine, com movimentos leves só numa direção.

CONSELHOS KAR

 

Siga os seguintes conselhos na próxima vez que for pintar e irá conseguir um resultado muito melhor.

1 – Fazer uma pintura com duas ou três demãos finas sucessivas e de acordo com as instruções da tinta, dão sempre um melhor resultado final do que uma só demão espessa, que secará com dificuldade e deixará marcas do rolo ou da trincha.

2 – Tenha em conta o poder de cobertura da tinta. Uma tinta cara, na altura da aquisição, mas cujo poder de cobertura é excelente, tornar-se-á mais económica do que uma tinta barata cujo poder de cobertura é de menor eficácia.

3 – Tenha cuidado com os defeitos existentes na superfície que deseja pintar, rachadelas, buracos, escorridos, etc. Repare-os adequadamente com uma massa própria antes de iniciar a aplicação do esquema de pintura.

4 – As superfícies pintadas com uma tinta brilhante refletem muito a luz, por essa razão, todas as pequenas irregularidades e ou defeitos da parede ficarão mais visíveis. Assim, se tem uma parede com defeitos e irregularidades nunca use uma tinta com um grau de brilho grande e aposte numa tinta mate.

5 – Se mesmo assim desejar pintar uma parede com uma tinta brilhante, pinte a superfície primeiro com uma ou duas demãos de tinta mate, vai ver que o resultado final será bem melhor.

6 – O uso de um primário selante antes da pintura vai ajudar a fechar os poros da parede e impede que grande quantidade de tinta seja desperdiçada, ou seja, irá haver uma menor absorção de tinta pela parede, como consequência irá ter um maior rendimento da tinta de acabamento.

7 – Para pintar paredes de alvenaria (reboco, tijolo, etc.), principalmente as externas, use tintas acrílicas, que são mais duráveis e resistentes à chuva, sol e intempéries. Se a casa estiver numa zona de grande desgaste, poluição, marítima, etc. utilize uma tinta 100% acrílica.

8 – Misture muito bem a tinta antes de começar a pintar e vá repetindo durante o trabalho.

9 – Antes de pintar isole muito bem toda a área, chão, móveis, rodapés, portas e janelas, etc.. Este trabalho irá ajudá-lo a preservar estas áreas e a não ter trabalhos acrescidos no final. Pode fazer com isto com plástico, jornais, cartão, etc.

10 – Se ao pintar deixar cair tinta no chão, móveis, etc., elimine imediatamente as manchas com um pano húmido, se a deixar secar vai ser muito mais difícil de retirar.

11 – O pó é um grande inimigo de qualquer trabalho de pintura. No interior, evite as correntes de ar e limpe o pavimento, para evitar que o pó se levante. No exterior, trabalhe em dias sem vento, porque o pó e os insetos poderão colar-se à tinta.

12 – Se for pintar uma divisão que seja sombria esta irá ficar melhor se a pintar com uma cor clara

13 – Se a divisão for muito alta esta irá parecer mais baixa se o tecto levar uma cor escura. Se o caso for o contrário e o tecto for pintado com uma cor mais clara do que a das paredes, a divisão irá parecer mais alta.

14 – Se tem humidade nas paredes, não pense que resolve o problema com uma demão de tinta por cima da humidade. Deverá primeiro determinar a origem dos problemas e mandar arranjar o quanto antes possível, caso contrário a tinta vai voltar a estalar e a/ou esfarelar e a aparecer bolor e manchas.

VIDEOS TUTORIAS*

TINTAS PLASTICAS

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